Halloween. Quem nunca ouviu falar? Quem nunca quis conhecer a festa divertida onde sair pedir doces e aprontar com os carrancudos que lhe "jogam um não na cara" é o maior objetivo?
Bem, obviamente você já assistiu a pelo menos um filme americano ou a um desenho animado no qual abóboras luzentes em frente a casas é tão normal quanto grama no jardim. Se sua resposta é sim, parabéns, você conhece (como a maior parte das pessoas) uma das maiores e mais alegres (não é ironia) festas de origem celta.
O Halloween é uma festa muito antiga, mas que "recentemente" é assim chamado. Veio da cultura do povo Celta, que viveu na Europa uns bons milênios antes de Cristo. Esse povo acreditava que os mortos voltavam a terra na noite para tomar posse dos corpos vivos no último dia do verão (31 de Outubro), e assim, para espantá-los, colocavam em suas moradias ossos decorados, caveiras e as típicas abóboras enfeitadas.
Por ser uma festa pagã (que não pertence ao cristianismo) foi condenada pela Igreja Católica Medieval e recebeu então o nome de Dia das Bruxas. A Inquisição (órgão que controlava e exercia as leis e poderes da Igreja) condenava aqueles que comemorassem a festa, queimando estas pessoas nas fogueiras e muitas vezes ainda as julgando como bruxas.
Porém, a "Festa do Dia das Bruxas" tinha muita força na Europa, e a Igreja teve de então (como fez com o Natal) transformar a festa de pagã para cristã, criando o Dia de Finados (02 de Novembro), a festa de Todos os Santos, ou seja, de todos os mortos.
Daí a palavra Halloween, que vem de uma mistura inglesa de "All Hallow's eve" = Dia de Todos os Santos.
Muito forte na Irlanda, acabou indo pelos irlandeses até os Estados Unidos, onde hoje é muito conhecida e festejada. Pessoas se vestem de monstros, zumbis, bruxas, de Conde Drácula e Frankestein, numa irônica forma do que é o Carnaval de Rua no Brasil.
A comemoração envolve fantasia e decoração e principalmente a velha e boa frase: "Gostosuras ou Travessuras?", ditas pelas crianças que saem a noite pelas ruas pedir doces aos vizinhos, ou em troca lhe dão um grande prejuízo com suas travessuras. Afinal, é melhor dar um caramelo à uma criança do que ver seu quintal cheio de papel-higiênico ou a porta da frente lambuzada de fezes caninas.
No Brasil o Dia das Bruxas ainda é pouco conhecido como festa, e são mais as crianças que gostam da brincadeira e saem pedir doces pelas ruas com algumas máscaras. E eu digo por experiência própria, pois estava em uma festa de aniversário quando a campainha tocou e um bando de adolescentes felizes pediu gostosuras ou travessuras para uma das convidadas.
Há brasileiros contra a propagação da festa no Brasil, pois dizem que nosso folclore é rico e merece ser valorizado, por isso, em 2005 foi criado no dia 31 de Outubro o Dia do Saci.
Alguma dúvida? Deixe em forma de comentário que faremos o possível para esclarece-la!
Fonte de Pesquisa: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm
Autora da Postagem: Larissa Porto
Autora da Postagem: Larissa Porto
Eu protesto , por que bruxas não siginifica apenas, Chapéu , vasouras , rugas e etc ...
ResponderExcluirSe pesquisarem mais sobre religiões não julgariam tão mal o halloween .
Não consegui encontrar muitos dos significados do Halloween, espero que goste do que encontrei http://notempodasborboletas.blogspot.com/2010/11/halloween_03.html#comments , gostaria que (se tiver tempo) me mandasse um pouco sobre a história.
ResponderExcluirBeijinhos, Júlia. B
Anônimo
ResponderExcluirDesculpe se minha postagem não atendeu suas expectativas, mais gostaria que soubesse que não julgamos o Halloween mal em momento nenhum.
Gostaria que deixasse a mensagem mais explicita no que te incomodou,para que possa ser analisada.
parabens achei otimo ., muito claro , bem explicado
ResponderExcluir