domingo, 16 de janeiro de 2011

Programação de Férias

Olá, pessoal. Hoje é a minha primeira postagem do ano, do mês e da semana, portanto a faço com muito gosto e muito carinho. Espero que 2011 traga muita diversão, cultura, alegria, amigos, amor e tudo mais aqui no No Tempo das Borboletas, por que eu (e Júlia) faremos o máximo e o possível para melhorar cada vez mais nosso cantinho.
Obrigada a todos e espero que curtam a antepenúltima postagem da nossa Programação de Férias.

Programação de Férias - Postagem referente a semana do dia 9 a 15 de janeiro.

Muitos estão com os dias de folga contados. Tem gente que volta a escola, ao trabalho, a ambos... Muitos estão correndo para aproveitar ao máximo esse finzinho, outros, com tempo de sobra. Mas então, que tal preencher aquele tempo inteiro de tédio ou as curtas horas vagas com livros?
Exatamente, livros.Mesmo pra quem não gosta de ler, ou imagina que não gosta, que tal quebrar esse preconceito, essa preguiça e essa crença tentando começar, nem que seja com um livrinho curto ao até mesmo com um gibi?! Vamos lá, ler é navegar por um mundo mágico, conhecer culturas, lugares, enriquecer a mente, o coração e a alma!


A dica pode até parecer sem fundamento, mas pelo contrário, as vezes as férias são o melhor momento para começar com esse hábito maravilhoso. E não me venham com esse papo de que ler é careta e que os amigos vão te zoar muito por conta disso! Quem pensa assim, tem a mente fechada a um mundinho de ignorância, falta de opinião e personalidade.

Importante:
Escolha ambientes calmos para ler, principalmente se você for uma pessoa que se distrai facilmente.
Escolha ambientes aconchegantes, por que você com certeza não vai querer ficar com dor nas costas e no pescoço. De preferência não leia deitado ou sentado na cama, por que provavelmente você pode sentir esse incômodos chatos chamados dores e pode ter uma crise de sono e acabar dormindo por cima do livro.
Não leia comendo, com música, com sono, com crianças e qualquer tipo de coisas do gênero, mesmo que você consiga se concentrar com essas coisas (o que é bem difícil), pois as migalhas do seu lanchinho podem tirar-lhe a concentração, o refrão da música, os olhos cansados fechando toda hora, e a algazarra dos pimpolhos também.


Os livros:
Pra quem gosta de contos gregos e romanos, de mitologia, e de uma forma de embarcar naquela época distante a dica são os livros Ilíada e Odisséia, sendo que o último conta a história de Ulisses, um rei que vive aventuras até a ilha onde era rei. Até jovens leitores podem conhecer a história através de Ruth Rocha (Companhia das Letrinhas).

Ainda falando de mitologia e aventura, quem quer conhecer um pouco dessa cultura e dessa louca diversão através de um mundo moderno, Percy Jackson e os Olimpianos (série composta por O Ladrão de Raios; O Mar de Monstros; A Maldição do Titã; A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano) de Rick Riordan, podem lhe mostrar de uma forma cheia de emoção o que é esse mundo mágico.

Já quem gosta de novos pontos de vista, vampiros (diferente dos que você conhece), amor, aventura, batalhas, quebrar regras, viagens e modernidade, indico a Série House of Night, por enquanto formada por 7 livros (Marcada; Traída; Escolhida; Indomada; Caçada; Tentada e Queimada, respectivamente), das autoras P.C. Cast e Kristin Cast, onde Zoey e seus amigos vão salvar vidas e o lar dos vampiros novatos, a Morada da Noite, de uma Grande Sacerdotisa descontrolada e de um Anjo caído. Com certeza, uma viagem incrível para novos pontos de vista e para um enredo incrível.

Pra quem quer rir e se emocionar, Marley & Eu, de John Grogan, faz com que os olhos aguem com as peripécias de um cachorro e com o amor que muitos de nós não compartilhamos, mas que esse animalzinho incrível podia ensinar melhor do que ninguém.

Para quem quer revelar mistérios antigos e segredos reais escondidos por séculos e conhecer a história escondida por trás da ficção, A Conspiração Franciscana, de John Sack, conta as descobertas relacionadas a São Francisco de Assis. Em sua trama, o leitor se pergunta qual seria o segredo terrível que a Igreja esconderia, por que de motivações estranhas, significados de cartas e armações católicas que poderiam revirar a humanidade. O livro O Testamento, de Eric Van Lustbader, conta de maneira igualmente incrível os segredos relacionados ao santo que poderiam abalar o cristianismo.

Para aqueles que gostam de romance, amor, histórias de vidas, caminhos cruzados e de se emocionar um pouco com isso, os livros de Nicholas Sparks contam histórias de amor de aguar os olhos. São meus preferidos A última Música, onde pai e filha vivem conflitos, amores são descobertos e segundas chances são mais do que precisas e desejadas; Querido John, que conta a história de um soldado que acaba perdendo por conta da guerra algo que poderia mudar toda a sua vida, mas que porém, não deixa de existir; Um Amor para Recordar, que quebra preconceitos e ensina lições inacreditáveis, onde sentir é o mais importante e Diário de Uma paixão, que contorna problemas, regras, preconceitos e opiniões para a tentativa de rever e relembrar cada momento, até o último instante possível.


E aqueles que querem conhecer o passado, sentir a força das regras, e se emocionar, são obras maravilhosos que contam histórias de forças e poderes sobre pessoas simples e a repercussão de tais atos pela vida de quem sofreu, O Menino do Pijama Listrado ( John Boyne) e A Menina que roubava livros (Markus Zusak) - referentes a Alemanha de Hitler; O caçador de Pipas e A Cidade do Sol (ambos de Khaled Hosseini) - referentes ao Afeganistão e ao Talibã - . Histórias de ódio e também de cumplicidade. Histórias que marcaram qualquer um que ler, qualquer seja sua opinião e estilo.

E por último, um livro pelo que tenho um carinho especial, é O Meu Pé de Laranja Lima, livro do escritor brasileiro José Mauro de Vasconcelos, que já foi peça teatral e novela de televisão. O livro conta a história do menino Zezé, que para fugir da pobreza e do sofrimento, cria um mundo de fantasia, onde seu confidente é o pequeno pé de laranja lima. Conhece pessoas diversas, sobre tudo, uma que ama incondicionalmente. Porém, a vida lhe ensina as coisas cedo de mais, e ele acaba com a infância perdida em um mundo de realidade áspera, dor, mágoa e saudade.
Um livro com final emocionante e surpreendente.

Mais livros:
A Cabana - William P. Young
A Saga Crepúsculo - Stephenie Meyer
O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
A Série Harry Potter - J. K. Rowling

PS: Deixei dicas de livro que li e gosto, porém, o mais legal de ler é você mesmo ir a uma livraria ou biblioteca e escolher um livro que você acha interessante. Assim, talvez ler se torne ainda mais agradável com a sua opinião envolvida em primeira mão.

E também, se tem crianças pequenas em casa, aproveite o tempo de férias e leia para elas, ajudando-as e desenvolver esse gosto tão bom pela leitura!






2 comentários:

  1. De fato, os livros são uma fonte de aprendizagem inigualável. As dicas são ótimas e essas obras, em especial "A menina que roubava livros", devem ser lidas. E esse tempinho de férias é uma boa oportunidade para isso!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Gisele!
    Ler é realmente uma atividade mágica e muito importante!
    E sim, "A menina que roubava livros" é um dos meus prediletos também!
    Fico feliz que tenha gostado das dicas; muito obrigada!

    Um grande abraço, Larissa

    ResponderExcluir

Por favor só comentários relacionados a postagem, nenhuma divulgação pessoal, caso tenha alguma duvida mande um e-mail a julia.biondi@hotmail.com ou para larissafporto16@yahoo.com.br .