domingo, 5 de dezembro de 2010

Detalhes

Baseado em "Ser e Ser Feliz",

"Detalhes"

Cada detalhe,
Visualizo e revejo.
Olho e peno.
Deve estar bom.
Que achas?
Acha que está bom, também?
E se não estiver?
Demorei horas apenas nos detalhes,
tão miúdos, tão pequenos,
parecem que não serão nem percebidos.
Mas dão tanta beleza!
Acha que sou muito perfeccionista não?
Sabia.
Sabe, quando pequeno, eu era um garotinho miúdo,
não prestava muita atenção nas aulas, não.
Só absorvia os detalhes...
Aquilo que a professora dizia que era importante
e nos mandava passar um traço nas frases dos livros.
Vivia sonhando, nas nuvens...
Não gostava muito da chuva intensa,
só das gotinhas leves....
Nada de sol. Era muito branco...
Mas adorava ver os raios passando pelo vidro.
Sempre fui assim, apegado a detalhes...
E você?
Aplicado? Sei.
Geral. Boa definição.
Tem uns que dizem que os detalhes são sórdidos,
outros que são essenciais.
Mas eu acho que são eles o equilíbrio.
Sem eles, muito vazio,
Com eles, muito enfeitado.
E tem aquela coisa de se apegar em detalhes e ficar ranzinza,
e se esquecer deles e ficar largado.
Que coisa.
No colégio, como ia dizendo,
Sempre havia aqueles que eram excluídos,
motivos de chacota,
aqueles que sentavam no canto da sala,
que nada falavam
e que tudo ouviam.
Eu gostava de admirá-los.
Eles absorviam tudo e todos os detalhes.
Mais não eram feitos desses.
Isso me intrigava.
Depois de moço deixei um pouco de lado essa ficção por detalhes.
Mas depois de formado, voltei a pensar neles.
Eles estão em toda parte.
Em mim. Em você.
Cada curva de seu rosto, percebi então, que era seu detalhe.
Só seu.
Cada telha de minha casa,
tudo que for pequeno e que constrói o grande.
Entende?
É confuso, eu sei,
Precisa-se de muita paciência para pensar neles.
As pessoas nem reparam tamanha a sua importância.
Cada detalhe, construindo parte de nossas vidas...
Acho que sim, todos somos feitos de detalhes.
A vida é um detalhe.
Detalhes tão miúdos, tão pequenos,
tão importantes, tão belos.
E de novo, visualizo e revejo...
Cada detalhe, construindo parte de nossas vidas.

Autora: Larissa F. Porto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor só comentários relacionados a postagem, nenhuma divulgação pessoal, caso tenha alguma duvida mande um e-mail a julia.biondi@hotmail.com ou para larissafporto16@yahoo.com.br .